Há superação para o machismo?

Sim! Nós podemos alterar qualquer coisa que avilta a dignidade! Outro dia no debate a coisa mais importante não foram as falas ou argumentações, mas a disposição das mulheres falarem e dos homens presentes ouvirem!

Assumir que há um mal estar quanto ao que algumas mulheres sentem, vivenciam e combatem é fundamental. Em relação aos homens e mulheres que não se inquietam com nada disso, devemos continuar a colocar nossas ideias pra que não recuar no entendimento que a sociedade é feita por ambos e ninguém deve estar menor em respeito e direitos.


Somos todos responsáveis por nossa reeducação contra as tiranias, sejam elas quais forem.

Os espaços de debate e de diálogo devem ser sempre criados para que sejamos capazes de ouvir e buscar elementos para analisar em que nosso comportamento é oposto ao que acreditamos o ser humano merecer.

Muitos de nós, homens e mulheres, reforçamos nossas tiranias contra o outrem. Todos e todas devemos entender que há tiranias de mutua parte, que se manifestam de modo diferente e nas duas pontas devem ser analisadas e combatidas.

Há uma economia de afetuosidades ou falsas expectativas que de algum modo exigem dos homens serem provedores e as mulheres as acolhedoras! Nos dois casos os limiares de tirania caminham juntos criando imagens inúteis para nosso convívio!

Se não fosse a posição de algumas mulheres e de alguns homens para nos avisar de nossa brutalidade não haveria lugar para nenhuma das mulheres nessa sociedade que não fosse servir aos homens.

Não ser macho é não reforçar a ideia de que mulher é caça e produto servil de nossos desejos!

Não ser macho é evitar ser gentil por interesse! Devemos sempre e para com todas as pessoas ser gentis porque assim nos ajudamos a viver melhor e menos isolados e isoladas!

Ser capaz de ouvir e ter o direito de ser avisado que estás praticando tiranias!

Muitas vezes alimentar e cultivar a suposta incapacidade e fragilidade física das mulheres não é ser cavalheiro, mas reforçar uma mentira e produzir um tipo de tirania travestida de gentileza!

As atrações mútuas amorosas podem nos cegar e evidenciar coisas animalescas, mas elas não podem suprimir por muito tempo o amor próprio e a condição de auto determinação!

As mulheres e homens devemos assumir todas as funções de lazer, trabalho e convívio que não nos faça distantes em nenhum nível da condição humana! Todos e todas temos papeis fundamentais para nosso conforto e desenvolvimento de nossas vidas! Não a função masculina ou feminina e se persistem, devemos dissipá-las com comportamentos opostos!

Nossos filhos e filhas e demais pessoas devem apenas saber que há funções para nossa vida e que delas nos ocupamos para melhor viver! Impelir uma função a alguém é reforçar tiranias!

(Texto escrito por um grande camarada, sempre disposto!)

Antonio Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário