“ DA LUTA EU NÃO FUJO ”: MARGARIDA MARIA ALVES.



Hoje, dia 12 de Agosto, recordamos a morte-martírio de Margarida Maria Alves. Naquele dia 12 de Agosto de 1983, às 17.30, Margarida foi chamada na porta da sua casa por uma voz vindo de fora. Recebeu na hora um tiro de escopeta no rosto; aquele rosto de mulher corajosa e que transmitia confiança a todos ficou completamente desfigurado. Tinha sido avisada várias vezes que a sua vida estava em perigo; “da luta eu não fujo” foi sempre a sua resposta. Margarida era presidente combativa de um Sindicato de Canavieiros, o de Alagoa Grande, na Várzea da Paraíba, amada e respeitada pelos trabalhadores e odiada pelos usineiros. Encaminhava várias ações na justiça em defesa dos direitos dos canavieiros e falava sempre da necessidade da Reforma Agrária. “Eles (latifundiários e usineiros) dizem que nós invadimos as terras deles, (na verdade) companheiros e companheiras eles invadiram nossos direitos” ouvimos muitas vezes esta voz firme de Margarida. No primeiro de Maio de 1983, último da sua vida, afirmava nos seu discurso, na praça de Sapé, que era “melhor morrer na luta do que morrer de fome”. Margarida Maria Alves, mártir da luta camponesa, não foi enterrada, mas “plantada” na terra da Várzea da Paraíba, semente fecunda de muitas lutas e de novas militâncias. Depois da morte dela, no Brejo paraibano nasceu o Movimento das Mulheres Camponesas, algumas delas assumiram a liderança nas mobilizações e a presidência de vários Sindicatos. À Margarida, membro da Pastoral da Terra da diocese de Guarabira, nossa homenagem.



(Testemunho de Pe. Hermínio Canova, coordenador da CPT).





"É muito importante que nos atentemos para esse dia 12/08, por um motivo muito marcante: estamos relembrando os 28 anos que Margaria foi trágica e covardemente assassinada pelos trombadinhas do capital e pela elites que destroem a capacidade criativa e de indignação dos trabalhadores comprometidos com a luta emancipatória. Na minha opinião é um dos princiapis marcos na luta política e de classe protagonizada pelos homens e mulheres dominados e controlados pelo capital."




Thomaz Junior.




2 comentários:

  1. Oi, por um acaso descobri seu blog, gostei muitíssimo, já estou seguindo, e MUITO obrigada pela indicação do meu blog!
    Estamos juntas na luta
    beijão

    ResponderExcluir
  2. A BELEZA É FUNDAMENTAL REFLETE A ALEGRIA E AMOR !

    http://mybeautyerikakay.blogspot.com.br/



    Marketing dicas para aumentar seu poder de sedução

    ResponderExcluir