Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra

O Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade da Terra, vai acontecer em todo Brasil durante a semana da pátria de 1 a 7 de setembro. Esta campanha, vem sendo construída pela Igreja Católica e os Movimentos Sociais, e tem uma grande importância em termos de fomentar a discussão sobre a questão agrária no Brasil e a distribuição fundiária historicamente desigual. 
Menos de 50 mil proprietários rurais possuem áreas superiores a mil hectares e controlam 50% das terras cadastradas. Cerca de 1% dos proprietários detém 46% de todas as terras. Segundo dados do INCRA, existem cerca de 100 milhões de hectares de terras ociosas no Brasil.  Ao mesmo tempo, mais de quatro milhões e meio de famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais não possuem terra e vivem num estado de pobreza extrema.
A concentração fundiária no Brasil é uma das maiores do mundo, tem sua origem na colonização feita pelos Portugueses, foi sendo aprimorada ao longo dos séculos e apoiada pelas políticas governamentais que sempre privilegiaram o latifúndio em detrimento da realização da Reforma Agrária ou da agricultura familiar. Atualmente, o modelo agrícola embasado no agronegócio monocultor e voltado para a exportação, se expande rapidamente. Fazendeiros, madeireiros, grandes plantadores da soja, de algodão, cana de açúcar, etc., em nome da modernidade e da produtividade, avançam sobre terras públicas, áreas indígenas, áreas ocupados por populações tradicionais e posseiros, ribeirinhos e outros. No afã de ampliar suas terras, acirram os conflitos no campo e produzem a violência das mais variadas formas como a super exploração no trabalho e o trabalho escravo, a grilagem das terras, os crimes ambientais, os espancamentos, seqüestros, ameaças e os assassinatos.
A concentração de terra está diretamente relacionada como a concentração do poder. Os poucos donos das terras, que sempre receberam privilégios e exerceram influência sobre as instâncias do Estado brasileiro, além de se sentirem donos da natureza e com isso explorá-la até à exaustão, também se comportam como se fossem donos das pessoas, especialmente as mais pobres. Em nome de seus interesses pessoais, financeiros e políticos, os latifundiários exploram, escravizam, ameaçam, torturam e matam aqueles e aquelas que ousam lutar contra seus privilégios. 
A Reforma Agrária ainda não aconteceu massiva e efetivamente no país, o Plebiscito vem justamente para alarmar essa situação, sensibilizar a população e pressionar as autoridades em favor da Reforma Agrária da justiça e da dignidade no campo.                                                                                                                                                     


NÃO AO LATIFÚNDIO! 
CHEGA DE VIOLÊNCIA E MORTE NO CAMPO!
PELA SOBERANIA ALIMENTAR! 
PELA JUSTIÇA NO CAMPO! 
REFORMA AGRÁRIA JÁ!

* Mais informações sobre o Plebiscito e como organizá-lo no sitio: http://www.limitedaterra.org.br/
* O vídeo da campanha pelo limite da propriedade da terra pode ser assistido em: http://www.youtube.com/watch?v=uaMkm-NJCk4&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário